O que é Densitometria Óssea

13/04/2013 23:33

 

 

 

O que é

É um exame indolor, simples, seguro e não invasivo, que usa uma fonte de raio X de baixa intensidade radioativa para captar e analisar por computador o teor de cálcio e de outros minerais contidos nos ossos.

Para que serve

Desde 1994 o exame é considerado pela Organização Mundial de Saúde como padrão ouro para o diagnóstico da osteopenia e da osteoporose – doenças caracterizadas pela redução da capacidade do organismo de formar o osso.

Como é feito

O paciente é deitado em uma máquina que capta as imagens de forma semelhante ao exame de raio X. Em todos os pacientes são examinados a coluna e o quadril.

Preparo

Gravidez, peso acima de 120 quilos, realização de exames com contraste nas duas semanas anteriores são situações que impedem a realização da densitometria óssea. Uso de medicação deve ser informado no agendamento do exame.

Valores de referência

Normal: valores de DMO na coluna lombar igual ou maior que 1,05 g/cm² e igual ou maior que 0,83 g/cm² no colo do fêmur (osso da coxa)

Baixa massa óssea: valores de DMO na coluna lombar entre 1,05 e 0,88 g/cm² e entre 0,83 e 0,71 g/cm² no colo do fêmur

Osteoporose: valores de DMO na coluna lombar igual ou menor que 0,88 g/cm² e igual ou menor que 0,71 g/cm² no colo do fêmur

 

fonte: http://saude.ig.com.br/minhasaude/exames/densitometria+ossea+dmo/ref1237835359557.html